A moleira, também conhecida como fontanela, é o afastamento dos ossos da cabeça (crânio). Este afastamento é a área macia e flexível percebida na parte superior da cabeça dos bebês.
As pessoas têm cuidado excessivo com a moleira e têm muito medo de causar algum prejuízo aos bebês, mas ela não é tão frágil como parece, pois é coberta por uma membrana fibrosa resistente.
A principal função da moleira é permitir o crescimento do cérebro após o nascimento do bebê. Durante o primeiro ano de vida, o tecido nervoso é o tecido do corpo que mais cresce e, para isso, necessita de espaço disponível.
Além disso, a moleira tem a função de facilitar na hora do parto (parto normal). Os ossos do crânio, por não estarem unidos, se acomodam de forma a facilitar a passagem da cabeça do bebê pela vagina.
A moleira fecha-se até o 18º mês de vida da criança, a partir da união dos ossos do crânio, quando o cérebro já alcançou metade do tamanho que terá na fase adulta.
Então, qual a sua curiosidade?
terça-feira, 17 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
gostaria de saber se é mito ou verdade que uma barata sobreviveria a uma explosão de uma bomba atômica e porque? Justifique sua resposta depois marque no gabarito a seguir...hehehe parece questão de prova essa minha dúvida né? Sim mas responda
Interessante. Não sabia disso. :P
E essa pergunta do robertynho leone é fácil, mas deixo o Leo explicar. ; )
Adorei . Tah arrazando !
Oiii Leo, parabénsss pelo Blog, bem interessante e criativo!!
Agora sei da função da moleira...kkkkk!! bjaoo
Amigooo...adoreiii
hum...a questao da moleira neh...kkk
bjão
Leozinho amei!!!!!!!! tá show mesmo, bjsssss e parabéns.
Val
acho q sei a resposta da pergunta de robertynho.. lembro de alguem ter dito q as baratas sobrevivem a explosões atômicas por viverem em baixo da terra e assim muitas nao sao atingidas. Não é por resistência. Acertei professor Girafales? :D
Postar um comentário