A pele é o maior órgão do corpo humano. Por ser a primeira via de contato do corpo com o meio externo, este órgão tem a função de proteger o corpo de agentes agressores como, por exemplo, as bactérias. A pele também nos protege dos raios solares nocivos e de agentes químicos; regula a temperatura; permite o tato e absorve choques mecânicos e vibrações.
Este órgão recobre quase todo o corpo, com exceção dos olhos, dos orifícios alimentares e dos orifícios e superfícies genitais úmidas.
A pele é divida em três camadas: epiderme (camada mais externa), derme (camada intermediária) e hipoderme (camada mais interna). Na epiderme, dentre outras estruturas, está presente a queratina, uma proteína responsável pela proteção contra a desidratação.
Quando permanecemos por muito tempo dentro da água, a queratina, existente na camada mais externa da pele, absorve água. As camadas da pele são fixas, então, a derme permanece no seu estado normal e a epiderme, impedida de se esticar para armazenar o volume de água absorvido, enruga-se para conseguir comportar a água e só volta à sua forma normal quando esta água é perdida.
Diferente do que alguns possam pensar, não são as células que absorvem água por osmose (movimentação da água entre dois meios em busca de um equilíbrio), senão ficaríamos inchados quando permanecêssemos por muito tempo dentro d’água.
Então, qual a sua curiosidade?
Deixe seu comentário ou envie um email para biocuriosidades@gmail.com
terça-feira, 24 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário