As abelhas são insetos sociais, pois vivem em comunidade e dividem as atividades entre si. Cada colônia possui uma rainha, que é a única responsável pela reprodução da colméia, vários zangões, que também possuem apenas papel reprodutor, e várias operárias.
As abelhas operárias são responsáveis pela higiene e pela garantia de alimento e de água para a colméia. Além disso, produzem a cera para construção dos favos (local onde o mel é depositado) e são responsáveis pela defesa do grupo.
A ferramenta utilizada para defesa da colméia é o ferrão. A abelha, quando se sente ameaçada, injeta o ferrão nas pessoas, ou em outros animais. Diferente do que muitos pensam, as abelhas picam para defender o grupo e não para defender a si mesma, até porque elas morrem após a picada.
Isso ocorre porque existem farpas no ferrão. Quando a abelha tenta fugir voando, o ferrão fica preso por causa das farpas e a parte posterior do abdômen, onde ficam alguns órgãos, é arrancada.
Então, qual a sua curiosidade?
Deixe seu comentário ou envie um email para biocuriosidades@gmail.com
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
eu sabia!! lalalalala...
Hey! Muito bom! Esse tipo de informação não se aprende no colégio e assim como esta, tenho uma curiosidade.
Supondo que seja posível um transplante integral de um membro (mão por exemplo), caso se colocasse uma mão negra num indivíduo branco, ja que a pele é constantemente substituída, qual é a tendência da coloração da mão, continuar negra ou ficar branca?
Postar um comentário