quarta-feira, 25 de junho de 2008

O que aconteceria se transplantassem uma mão branca em uma pessoa negra?

A cor da nossa pele é determinada pela quantidade de melanina nela presente. Já a quantidade de melanina é determinada geneticamente, através do que conhecemos por herança quantitativa.


UM POUCO DE GENÉTICA



As letras maiúsculas ("A" e "B") correspondem aos genes dominantes (genes aditivos) e as letras minúsculas ("a" e "b") correspondem aos genes recessivos (genes indiferentes). Quanto mais genes dominantes, maior a “adição” de uma característica, neste caso, maior a quantidade de melanina e, consequentemente, maior a pigmentação da pele. Então, negros possuem 4 genes dominantes, mulatos escuros possuem 3 genes dominantes, mulatos médios possuem 2, mulatos claros 1 e brancos não possuem genes dominantes.


DE VOLTA AO ASSUNTO

As pessoas, independente da sua raça, possuem a mesma quantidade de melanócitos (células produtoras de melanina). O que diferencia de uma raça para outra é a quantidade de melanina produzida por estas células.

Então, se for feito o implante de um membro de cor diferente da cor do receptor (uma mão branca em uma pessoa negra, por exemplo), o membro permanecerá com sua cor natural, pois a quantidade de melanina produzida continuará sendo determinada pela informação contida no DNA presente nas células (melanócitos) deste membro.


Então, qual a sua curiosidade?

Deixe seu comentário ou envie um email para biocuriosidades@gmail.com

Um comentário:

Dango Costa disse...

Ooooooooooh!! seria mais legal se a pessoa mudasse de cor. :)